quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Debate entre Hauly e Zacharow na CBN

A rádio CBN veiculou hoje um debate entre os deputados André Zacharow e Carlos Hauly. Nele, o deputado Hauly reconhece textualmente que

"O tratado [...] quer o melhor para o Brasil em todas as áreas, e principalmente na evangelização. A Igreja Católica, como todas as demais Igrejas Evangélicas têm o mesmo objetivo, é a evangelização, fazer com que realmente um dia todo o mundo se dobre [sic] os joelhos perante Deus”.

Aqui, o deputado Hauly escancara o fato de que a concordata é um instrumento de evangelização -- evidentemente que às custas do Estado, e portanto às custas de todos os cidadãos brasileiros. É a apropriação do Estado pelos interesses de particulares. Segundo Hauly, o objetivo da Concordata é mesmo fazer do Brasil não uma nação plural, mas uma nação de católicos. Nem que seja à força.

O deputado Zacharow, por sua vez, lembrou que o acordo viola a laicidade e "entre outras coisas,  quer convalidar um acordo celebrado em 1989 sobre assistência religiosa nas Forças Armadas, e que no linguajar de hoje pode ser tido como um acordo secreto, que foi assinado na vigência do Governo Sarney; e que estabelece o Ordinariado Militar dentro das Forças Armadas, e isso não foi submetido ao Congresso contrariando o princípio constitucional." Zacharow aponta que esse acordo gera vem gerando despesas ao erário nos últimos vinte anos: "o arcebispo militar, que é nomeado pelo papa, percorre o Brasil todo, ele tem assento no Estado Maior das Forças Armadas, status de general de divisão e às expensas do governo brasileiro ele visita e é recebido por governadores em todas as unidades militares. Já não existe aí isonomia de que somos portadores dentro da nossa Constituição."

Um comentário:

Valter disse...

ACORDO SINISTRO E SECRETO , DANDO MARGEM A UMA FUTURA INQUISIÇÃO RELIGIOSA , EM CASO DE DITADURA POLITICA .